Porque meditar?

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Porque meditar?

Essa é uma questão que eu ouço com frequência. Algumas pessoas querem meditar para reduzir a ansiedade, outros para acalmar, outros apenas para reduzir o stress.

Dentre inúmeros efeitos colaterais que a meditação produz, nenhum me fascina tanta como o real objetivo da meditação: expandir a consciência.

Expandir nossa percepção da realidade pode parecer algo complexo, mas já experimentamos muitas vezes isso.

Consegue se lembrar de alguns flashs de intuição que já teve? Algo poderoso dentro de você “soprando”.

O caminho a seguir?

Pois é, nossa experiência da realidade orbita em dimensões físicas, emocionais, mentais e eventualmente intuicionais.

Percebemos facilmente nosso corpo, sutilmente nossas emoções e pensamentos e, eventualmente, nossa intuição.

Todos nós temos nossas intuições regularmente. Mas esse modus operandi é ocultado pelo excesso de atividade mental. Algo muito comum na sociedade atual.

Você toparia aprender reduzir sua atividade mental propositalmente para experimentar um estado de percepção da realidade expandido?

Pois tudo isso é facilmente alcançável com um pequeno investimento em treinamento de meditação. Obviamente, por experiência própria, a tendência é que esse tempo de treinamento aumente com o passar dos meses, mas é importante começar com uma meta reduzida para não sobrecarregar.

Exercícios

Você precisa apenas de 5 minutos por dia para iniciar e ampliar o controle dos pensamentos e emoções, reduzir estados de stress e ampliar sua experiência do dia a dia. A influência desse pequeno treino regular pode representar uma grande vantagem nas relações humanas e na tomada de decisões.

Experimente acordar, se espreguiçar bem, fazer algumas respirações profundas (aqui eu ensino um monte delas), tomar um café (se você estiver sonolento) e antes de colocar qualquer coisa na sua mente faça um dos dois exercícios:

  • sente-se (no chão, de preferência com as pernas cruzadas), mantenha a coluna bem ereta, aquiete suas mãos sobre os pés ou joelhos, coloque na altura dos seus olhos uma vela e olhe atentamente para o fogo por 5 minutos, feche os olhos tentando reproduzir a imagem do fogo da vela, permaneça em silêncio por mais alguns instantes.
  • sente-se (no chão, de preferência com as pernas cruzadas), mantenha a coluna bem ereta, aquiete suas mãos sobre os pés ou joelhos, ligue um metrônomo (pode ser um de verdade ou um aplicativo para celular) e ouça atentamente o som do metronomo por 5 minutos, feche os olhos tentando reproduzir o som do metrônomo, permaneça em silêncio por mais alguns instantes.

Use 60 batidas por minuto.

Depois de fazer por alguns dias me conte o que aconteceu.
Bom treino!

 

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